Panorama de mercado – 17 de outubro de 2018

mercado-financeiro-o-que-e-btg-pactual.jpg (1000×667)

No valor de hoje, destaque para a Stone, solução de pagamentos e concorrente direta do pagseguro, que irá abrir capital na bolsa de valores (IPO). Entretanto, assim como seu concorrente PagSeguro, fará na NYSE (Bolsa de Nova York). Grandes fintechs e empresas brasileiras têm procurado abrir seu capital em NY ao invés do Brasil por conta, principalmente, do momento político turbulento que o país vive.

O presidente da república Michel Temer foi indiciado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa após a conclusão do inquérito sobre suposto favorecimento ilegal a empresas do setor portuário. A partir de agora, a Procuradoria Geral da República (PGR) tem 15 dias para apresentar ou não denúncia contra Temer e outros indiciados, incluindo sua filha.

Pesquisa do BofA (Bank of America) mostrou que gestores de fundos estrangeiros estão otimistas com a situação do país. A maior parte espera que o Ibovespa encerre o ano acima de 85 mil pontos e alguns projetam até mais de 95 mil pontos. Para o câmbio, mais da metade deles prevê que o dólar estará abaixo de R$ 3,80 no fim de 2018.

Ainda ontem, o Senado rejeitou a privatização de distribuidora da Eletrobras, a Amazonas Energias, projeto prioritário no fim do governo de Michel Temer. Fator de baixa para o índice.

Do ponto de vista político, o PT procurava montar uma frente partidária contra Bolsonaro. Entretanto, após declarações polêmicas de Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes, o partido desistiu e agora busca apoios isolados, já que dificilmente haverá unanimidade entre participantes de outros partidos sobre apoio ao PT.

Sobre o dólar, ontem a moeda recuou durante o pregão, furando, rapidamente, a barreira dos R$ 3,70. Entretanto, ao que parece, o ritmo de queda diminuiu consideravelmente e o bônus pelo risco já é muito pequeno. O cenário atual precifica uma vitória quase certa de Bolsonaro e quedas adicionais devem ser, sobretudo, por sinalizações de comprometimento com a agenda fiscal e pautas de mercado. Por outro lado, a curva de juros ainda parece ter um bônus maior, já que continua apresentando quedas vertiginosas, mas também rumando a uma certa exaustão.

Como noticiei há alguns dias no meu Instagram, as construtoras podem ser as grandes privilegiadas devido ao ciclo que se aproxima (um pouco mais de estabilidade política pós-eleições e cenário de baixa de juros real). Ainda sobre o parágrafo anterior, os juros, sobretudo de longo prazo, continuam caindo e isso também beneficia a construção civil. Ontem, a MRV subiu 3,93%; Cyrela 4,24%; Even (8,59%); Rossi (12,56%).

Lembrando que amanhã, quinta-feira, sairá a noite nova pesquisa DataFolha sobre o segundo turno das eleições.

SOBRE O ÍNDICE FUTURO: Atenção, hoje vence o contrato antigo do índice INDV18/WINV18. A partir de hoje, desde o início do pregão, deve-se começar o dia operando o INDZ18/WINZ18.

Calendário Econômico

09h30m – Licenças de Construção/EUA

11h30m – Estoques de Petróleo Bruto/EUA

11h50m – SWAP Cambial de até 7,7k contratos (horário da divulgação do resultado)

15h00m – Ata da reunião do FOMC

Educacional: Ata extremamente importante, uma vez que sinaliza as futuras decisões de política monetária nos Estados Unidos.

Mercados Mundiais

Mercados asiáticos fecharam predominantemente em alta

Mercados europeus trabalham em território levemente negativo

Futuros estadunidenses operam também em território negativo

S&P 500 (-0,20%)

Dow 30 (-0,21%)

Índice Dólar em alta (+0,26%)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *